Passo-a-passo: Como criar e exibir um lead
Pré-requisitos
Antes de seguir com esse guia, é necessário que a seguinte etapa já tenha sido realizada com sucesso:
Caso não tenha completado o pré-requisito, é recomendado que acesse o link e leia o guia da etapa não realizada, para só depois seguir com esse passo a passo.
O que é um lead
Leads são clientes em potencial, que forneceram suas informações de contato a fim de possibilitar uma negociação de compra e venda. No caso do Credere, leads são clientes com interesse em adquirir um veículo.
Desse modo, o lead cadastrado no Credere possui os dados básicos de um cliente, possibilitando a realização de uma simulação de financiamento.
Nos passos descritos a seguir, será informado como consultar, criar e atualizar leads.
Passos
1. Escolhendo uma loja
O primeiro passo para criar um lead na API do Credere, é escolher a loja na qual o lead será criado.
Como um conta pode ter várias lojas associadas, uma maneira de verificar as lojas existentes é listando as lojas de um usuário. A partir dessa listagem, será necessário armazenar o ID da loja desejada.
No exemplo abaixo, é apresentado um caso que informa o ID da primeira loja retornada na listagem.
fetch('https://app.meucredere.com.br/api/v1/stores', {
headers: {
'Content-Type': 'application/json',
'Authorization': 'Bearer chave_de_acesso_abc123',
},
}).then(lojasListadasSucesso);
async function lojasListadasSucesso(resposta) {
const json = await resposta.json();
console.log('O ID da primeira loja da lista é: ' + json.stores[0].id);
}O 'Authorization': 'Bearer chave_de_acesso_abc123' usado no cabeçalho da requisição no exemplo acima, é a chave de acesso do usuário na API do Credere. Se você não sabe do que se trata, é recomendada a leitura do Passo a passo: Como se autenticar na API do Credere.
Para mais informações sobre a listagem de lojas, consulte a documentação do endpoint: Listar lojas.
2. Verificando se o lead existe na loja
Uma vez escolhida a loja, o passo seguinte é verificar se o lead já foi cadastro na loja. Essa consulta é importante devido a impossibilidade de cadastrar o mesmo CPF ou CNPJ duas vezes como lead de uma loja.
Para consultar a existência de um lead em determinada loja, vamos precisar do CPF ou CNPJ dele. De posse dessa informação, faça uma requisição ao endpoint mostrar lead.
No exemplo abaixo, é apresentado um caso que verifica a existência de um lead em determinada loja.
fetch('https://app.meucredere.com.br/api/v1/banks_api/leads/01234567890', {
headers: {
'Content-Type': 'application/json',
'Authorization': 'Bearer chave_de_acesso_abc123',
'Store-Id': 1,
},
}).then(leadConsultadoSucesso);
async function leadConsultadoSucesso(resposta) {
if (resposta.status == 200) {
// Resposta.status 200 significa que o cliente existe e o JSON abaixo vai possuir todas as informações
// existentes dele, pra caso você queira reutilizar elas pra pre-preencher os campos do seu formulário
const json = await resposta.json();
const cpf_cnpj = json.data.cpf_cnpj;
console.log('Lead (CPF/CNPJ: ' + cpf_cnpj + ') já cadastrado.');
} else {
console.log('CPF ou CNPJ não cadastrado.');
}
}
Para mais informações sobre mostrar dados de um lead, consulte a documentação do endpoint: Mostrar lead.
A partir da resposta obtida na consulta, saberemos se o lead já foi cadastrado ou não, e portanto, devemos tomar uma das seguintes ações:
- Caso o lead não exista, como esse CPF ou CNPJ ainda não foi cadastrado, podemos criar o lead seguindo o passo 3.
- Caso o lead exista, como não podemos criar um novo lead para esse CPF ou CPNJ, devemos atualizá-lo seguindo o passo 4.
3) Criando o lead
Caso o lead não exista em determinada loja, faça uma requisição ao endpoint criar lead para criá-lo.
No exemplo abaixo, é apresentada a criação de um lead em determinada loja.
const informacoesLead = {
lead: {
cpf_cnpj: '012.345.678-90',
name: 'Fulano dos Santos',
birthdate: '1990-10-30',
retrieve_gender: 'M',
email: '[email protected]',
phone_number: "(84) 99999-8888",
has_cnh: true,
},
};
fetch('https://app.meucredere.com.br/api/v1/banks_api/leads', {
method: 'POST',
headers: {
'Content-Type': 'application/json',
'Authorization': 'Bearer chave_de_acesso_abc123',
'Store-Id': 1,
},
body: JSON.stringify(informacoesLead),
}).then(leadCriadoOuAtualizadoSucesso);
async function leadCriadoOuAtualizadoSucesso(resposta) {
if (resposta.status == 201) {
// Resposta.status 201 significa que o cliente foi criado com sucesso e o JSON abaixo vai possuir todas as informações
// existentes dele, pra caso você queira reutilizar elas pra pre-preencher os campos do seu formulário
const json = await resposta.json();
console.log('O cliente' + json.data.name + ' foi criado com sucesso!');
} else {
console.log('Ops, algum erro ocorreu!');
}
}
Para mais informações sobre a criação de um lead, consulte a documentação do endpoint: Criar lead.
Dados obrigatórios do leadDevido ao fato de cada banco possuir seus próprios critérios de análise, a obrigatoriedade dos dados do lead varia de banco para banco.
Sendo assim, recomenda-se a leitura do documento campos obrigatórios por banco no cadastro do lead, para identificar as informações exigidas por cada banco no processo de simulação.
4. Atualizando o lead
Caso o lead exista em determinada loja, faça uma requisição ao endpoint atualizar lead para atualizá-lo.
No exemplo abaixo, é apresentada a atualização de um lead em determinada loja.
const informacoesLead = {
lead: {
cpf_cnpj: '012.345.678-90',
name: 'Fulano dos Santos',
birthdate: '1990-10-30',
retrieve_gender: 'M',
email: '[email protected]',
phone_number: "(84) 99999-8888",
has_cnh: true,
},
};
fetch('https://app.meucredere.com.br/api/v1/banks_api/leads/01234567890', {
method: 'PATCH',
headers: {
'Content-Type': 'application/json',
'Authorization': 'Bearer chave_de_acesso_abc123',
'Store-Id': 1,
},
body: JSON.stringify(informacoesLead),
}).then(leadCriadoOuAtualizadoSucesso);
async function leadCriadoOuAtualizadoSucesso(resposta) {
if (resposta.status == 200) {
// Resposta.status 201 significa que o cliente foi criado com sucesso e o JSON abaixo vai possuir todas as informações
// existentes dele, pra caso você queira reutilizar elas pra pre-preencher os campos do seu formulário
const json = await resposta.json();
console.log('O cliente' + json.data.name + ' foi atualizado com sucesso!');
} else {
console.log('Ops, algum erro ocorreu!');
}
}
Para mais informações sobre a atualização de um lead, consulte a documentação do endpoint: Atualizar lead.
Dados obrigatórios do leadDevido ao fato de cada banco possuir seus próprios critérios de análise, a obrigatoriedade dos dados do lead varia de banco para banco.
Sendo assim, recomenda-se a leitura do documento campos obrigatórios por banco no cadastro do lead, para identificar as informações exigidas por cada banco no processo de simulação.
Updated 6 months ago
